CMEI no Rio Verde exibe trabalho sobre diversidade racial

Fotos: Vanderson Padilha
 
Para além da sala de aula, crianças do CMEI Joselfredo Cercal de Oliveira levaram para a comunidade uma exposição sobre diversidade cultural
 
A comunidade do Núcleo Rio Verde recebe nesta semana o Projeto Africanidade, realizada pelo CMEI Joselfredo Cercal de Oliveira no comércio local. Professores e crianças montaram a exposição em um supermercado, para levar a todos o trabalho feito em sala de aula. O objetivo da ação é levar a discussão sobre a diversidade cultural, não apenas abordando o preconceito, mas também as vivências dos povos africanos, a tecnologia que utilizavam, a culinária, entre outros itens.
 
Desde junho até agosto todos os alunos do CMEI estão desenvolvendo atividades com o tema ‘África'. Além de pinturas, leituras e desenhos, as crianças fizeram releituras de obras de artistas como a de Rosângela Milleo, artista plástica de Ponta Grossa. A aluna Isabela Popoviski ensina a não discriminar as pessoas por serem de alguma forma diferente. “Independente da cor das pessoas, todas devem ser bem tratadas. Todos somos diferentes e isso não tem problema”, comenta a aluna do Infantil V.
 
Segundo a professora  ngela Pereira, o principal trabalho com as crianças foi de desconstruir preconceitos, que são intrínsecos na cultura brasileira, como o da espiritualidade africana. As crianças aprenderam o respeito com as mais variadas culturas e suas expressões. “Não podemos subestimar a capacidade das crianças de discutirem sobre o tema, da forma delas”, disse a professora.
 
A exposição foi montada na entrada do comércio, mostrando livros, cartazes, tecidos coloridos, estátuas e um grande livro com as atividades desenvolvidas em sala pelas crianças. Para Lilian Cristiane Castanho, dona do supermercado onde está exposto o trabalho do CMEI, o comércio também é um espaço público. “O comércio é feito para atender a comunidade e proporcionar um espaço como este, também é atender a comunidade”, declara Liliane.
 
Serviço:
A exposição fica aberta à visitação até o dia 17 de agosto, durante horário comercial no Supermercado Ponto Verde: Rua Afonso Celso - 2440, Núcleo Rio Verde, em Uvaranas.